top of page
Buscar

Residencial Luso Espanhola- Elvas

Elvas é uma das cidades mais bonitas de Portugal e, assim como Évora, destaca-se na região alentejana e a poucos quilómetros da fronteira com Espanha. Elvas é a maior cidade fortificada da Europa e reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade.

Segundo avançado pelo go to Portugal, a história da cidade remonta ao tempo dos celtas, considerados uns dos primeiros povoadores desta zona. Posteriormente, chegaram à Península Ibérica os romanos que se estabeleceram-se nesta região por volta de 155 A.C. Os vestígios mais significativos deixados em Elvas foram deixados pelos romanos, numa altura em que a povoação que viria a ser Elvas começava a desempenhar um papel importante na patrulha das rotas comerciais e dos transeuntes.

Com o declínio do Império Romano, surgiram, cerca de seis séculos mais tarde, os visigodos, que não ficaram mais de 200 anos. A partir do século VIII chegaram os mouros a esta região alentejana, o povo que viria a reconhecer por definitivo a importância estratégica desta povoação dando origem ao seu crescimento demográfico.

As primeiras fortificações surgiram durante a ocupação muçulmana que surgiram as primeiras fortificações, uma no século IX e outra no século XII, devido ao crescimento da povoação em tamanho e em número de habitantes.

A partir do século XIII, Elvas tornou-se parte integrante do reino português e adquiriu o seu estatuto de “cidade-fortaleza” por volta da Guerra da Restauração Portuguesa, de 1640 a 1668. Este estatuto devia-se ao facto de ser por aqui o caminho mais próximo para alcançar a capital portuguesa, Lisboa, e, por isso, havia a necessidade de o proteger. Desta forma, e ao longo dos séculos, Elvas foi ganhando protagonismo e tornando-se numa das cidades mais importantes de Portugal.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page